A história do Clube Esportivo Sete de Setembro

    A história do Clube Esportivo Sete de Setembro começou no dia 1º de agosto de 1934, quando 25 jovens moradores do bairro Moinhos reuniram-se com a finalidade de fundar um clube para jogar futebol. Destes, 22 aprovaram a proposta pró-fundação do clube: Teobaldo Carlos Arenhart, Fredolino Sieben, Hugo Sieben, Armindo Sieben, Ernani Sieben, Pedro Oswaldo Schardong, João Hugo Schardong, Dominicus J. Mallmann, José Mallmann, Arlindo Heineck, Alfredo Mallmann, Luiz Ervino Kolling, Otto Francisco Kolling, Aloysio Grun, Edvino José Schmatz, Bruno Mallmann, Ivo Sieben, Beno Sieben, Carlos Ruthner, Alberto Rafael Schardong, Bruno Scheid e Hugo Hennemann. Teobaldo Arenhart foi eleito o primeiro presidente e o nome do clube foi escolhido pelo fato de ser o primeiro feriado após esta reunião e foi a data oficial da fundação.
    O início da trajetória da agremiação não foi fácil. Em 1935, o primeiro investimento: a construção do campo de futebol nas terras cedidas por José Mallmann. A sede social foi instalada provisoriamente no Salão Schmidt, esquina das ruas Carlos Spohr Filho e Avenida Sete de Setembro. Entre 1945 e 1947, uma crise administrativa abalou os sócios e por 3 anos as atividades ficaram praticamente paralisadas. Mas em 1948 os associados reuniram-se e no mesmo ano adquiriram uma área de terra de 15 mil metros quadrados, sendo que em 1953 foi lançada a pedra fundamental da sede própria, com inauguração em 1956.
    Com muito trabalho e dedicação o clube construiu sua rede elétrica. A água potável foi trazida do bairro Americano, sendo a obra inaugurada em 1967, com a presença do governador do Estado Ildo Meneghetti.
    Em 1984, com o desenvolvimento do bairro, a diretoria ampliou o clube com a construção da piscina e também a área de esportes. A piscina foi inaugurada no ano seguinte, quando o clube contava com 600 sócios patrimoniais.
    O ano de 1986 ficou marcado pelo início da construção da grande obra de 2 mil metros quadrados, que abrigaria o ginásio, bolão, bocha e o bar, obra concluída em 1991. Também em 1986 o campo de futebol foi transformado em minifutebol e começaram os campeonatos que hoje reúnem centenas de atletas. Outra atividade que teve início neste ano foi a boate de domingo com o Carisma Som, evento tradicional da cidade por mais de uma década e lembrado até hoje por muitos sócios. Já em 1989 começaram as atividades da escolinha de futebol, mantida até hoje. Em 1990 foi realizada a primeira Comenda do Moinho, intitulada de Noite Pirata, aposta da diretoria daquele ano e que deu certo. Também na década de 90 era famoso o Baile Azul e Branco. Outro evento social importante do Clube eram os Bailes de Debut, que foram realizados de 1983 a 2007. Bailes de Kerb e o Fandango Essência Nativa foram outros dois eventos organizados pela Pasta Social.
    Em 1992, sob a presidência de Claudino Dalmoro, o clube adquiriu uma área de terras a 100m da sede, onde há hoje um campo de futebol que serve para os treinos da Escolinha.
    Em 2004, sob a presidência de Décio Corbellini, o Clube voltou a realizar o Baile de Aniversário, substituindo os bailes de kerb. E em 2005 o Baile da Comenda foi substituído pelo Baile dos Namorados, evento que a pasta social realiza até hoje.
    Em 2005, com o intuito de aumentar o número de associados, a diretoria resolveu apostar em um novo esporte: o padel. Inicialmente foram construídas duas quadras e em 2007 foi construída uma terceira quadra, esta com paredes de vidro. Em 2005 também começou a funcionar no clube uma academia de ginástica.
    A primeira piscina construída pelo clube na década de 80 era uma piscina de competição. Tinha 3 metros de profundidade, e vários torneios de natação foram realizados usando-se a piscina. Em 2006 a diretoria optou por transformá-la em piscina de lazer, sendo reformada e diminuída a sua profundidade.
    Em 2007 o clube construiu a piscina térmica, com um investimento de aproximadamente R$ 500 mil. A mesma é usada para natação e hidroginástica.
    Já em 2010, sob a presidência de Valdir Federhen, foram realizadas várias alterações e reformas no clube. Entre as iniciativas estão a criação da sala do carteado e adaptação das instalações do clube às novas exigências do Corpo de Bombeiros. Também neste ano o campo de grama foi transformado em campo com gramado sintético, para diminuir custos com manutenção por causa da grande quantidade de jogos. Em 2014 foi construído outro campo com gramado sintético, no local onde antes eram realizados os jogos de futebol de areia.
    Hoje a sede do clube, instalada numa área de aproximadamente 30 mil m², conta com 2 campos de minifutebol com piso sintético, 3 quadras de padel, piscinas externas (adulta e infantil), piscina térmica, salão social, bolão, bocha, ginásio com quadra de futebol de salão/vôlei, bar, 3 salões para festas, sala de carteado, prédio da portaria/secretaria, além de área verde com quiosques e playground e também um estacionamento. No clube também funciona uma academia de ginástica (terceirizada).

Theobaldo Arenhart, um dos fundadores e primeiro diretor do clube

CLUBE ESPORTIVO SETE DE SETEMBRO
Avenida Sete de Setembro, 1348 - Bairro Moinhos
CEP 95900-000 - Lajeado - RS - Brasil
Fones: (51) 3726-3050 ou (51) 3726-3150
Copyright © Clube Esportivo Sete de Setembro Lajeado
Todos os direitos reservados
Desenhado por Aloisio Weschenfelder | Tecnologia Pixel Midia