Regras do Minifutebol do Clube Sete de Setembro

 

 

REGRA 01: CAMPO DE JOGO

 

1.1 Dimensões
1.1.1 O campo de jogo será retangular, não devendo seu comprimento exceder a 60m, nem ser inferior a
45m. A sua largura máxima será de 40m e a mínima de 30m;
1.1.2 Na área de meta, as linhas avançarão 8m pelo campo adentro;
1.1.3 A goleira terá 2,30m de altura e 5,00m de largura (medidos na parte interna dos postes), com postes redondos de 10cm de diâmetro, pintados na cor branca.

 

1.2 Marcação de Campo
1.2.1 O campo de jogo deverá ser marcado por linhas bem visíveis com 10cm de largura, os quais deverão acompanhar o nível do campo. As linhas que limitam o campo de maior comprimento são chamadas de linhas laterais, e as de menor comprimento, linhas de fundo. Na metade do campo será traçada uma linha transversal de lado a lado, chamada de linha central. O centro do campo será marcado por um ponto bem visível, exatamente na metade da linha central. Paralelas e equidistantes em 5m da linha central serão traçadas duas linhas de 5m, uma em cada metade do campo, de forma que, se for traçada uma linha perpendicular na metade desta linha, coincidirá com o centro do campo, e serão chamadas de linhas de saída.

 

1.3 Áreas de meta e de pênalti
1.3.1 De cada extremidade do campo, serão traçadas duas linhas perpendiculares à linha de fundo, a distância de 3,50m de cada poste de meta. Essas linhas avançarão 8m pelo campo adentro e serão unidas em suas extremidades por uma linha paralela a linha de fundo. A área do pênalti será a 7m da meta, bem no meio da meta em direção ao centro.

 

1.4 Zona do Tiro Livre Direto
1.4.1 Depois da sétima falta, haverá o tiro livre direto. O mesmo será cobrado a 11m da meta em linha reta em direção ao centro do campo.

 

1.5 Zona de Substituição
1.5.1 Localizada em frente ao mesário, com um espaço de 3m.

 

1.6 Banco de Reservas e dependências do mesário
1.6.1 Os campos de jogo deverão ter bancos de reservas, um para cada equipe, destinados aos reservas e componentes da Comissão Técnica, e deverão ter também uma dependência com mesa e cadeiras onde o mesário executará suas funções.
1.6.2 Não será tolerada a invasão de campo por parte de atletas e treinadores sem a permissão da equipe de arbitragem sob pena de punição;

 

1.7 Área de Atuação do Técnico
1.7.1 Localizada em frente ao banco de reservas, deverá estar a uma distância de 1,00m da linha lateral.
Não será permitida sua permanência junto às dependências do mesário. O treinador deverá permanecer dentro da linha demarcatória em frente ao banco de reservas.

 

REGRA 02: A BOLA
2.1 A bola utilizada nos campeonatos será a de futebol de campo, fornecida pelo SETE;
2.2 Se a bola estourar ou esvaziar-se, durante o desenrolar de uma partida, o jogo deverá ser interrompido, reiniciando-se por meio de "bola ao chão", executado com uma bola nova, no local onde a primeira bola estourou ou se esvaziou;
2.3 Se a inutilização da bola houver ocorrido durante uma interrupção do jogo (saída, tiro de meta, escanteio, tiro livre, pênalti ou arremesso lateral) este deverá ser reiniciado com a troca de bola e continuação normal de jogo.

 

REGRA 03: NÚMERO DE ATLETAS
3.1 A partida será disputada por duas equipes, cada uma composta de, no máximo, 8 (oito) jogadores no campo 1 e por, no máximo 7 (sete) jogadores no campo 2 um dos quais sendo obrigatoriamente o goleiro. É obrigatório iniciar o jogo com 6 (seis) atletas no campo1 e com 5 (cinco) no campo2, não podendo a equipe ficar reduzida a menos de 6 (seis) atletas durante o jogo no campo1 e de 5 (cinco) atletas no campo2;
3.2 Qualquer um dos atletas poderá trocar de posição com o goleiro, desde que tal alteração seja efetuada com a paralisação da partida;
3.2.1 O número de substituições é livre, ficando restrito aos 20 (vinte) atletas registrados na súmula do jogo, sem que haja a necessidade de paralisação do jogo para as substituições;
3.3 Quando um goleiro tiver que ser substituído, deverá ser observado o seguinte procedimento:
3.3.1 O árbitro deverá ser informado da substituição antes da mesma ser efetuada;
3.3.2 O substituto não ingressará no campo antes que o jogador substituído haja deixado o mesmo. O substituto só entrará em campo depois de haver recebido o sinal de autorização do árbitro;
3.3.3 O substituto entrará em campo durante uma interrupção do jogo, na ZONA DE SUBSTITUIÇÃO;
3.4 A entrada e saída dos atletas deverá ser feita na ZONA DE SUBSTITUIÇÃO.
3.5 Por qualquer outra infração desta regra, o jogador infrator será advertido e, se a partida for interrompida pelo árbitro para aplicação da advertência, deverá ser reiniciada por meio de tiro livre, executado por um jogador da equipe adversária, tomando-se como base o local onde se encontrava a bola no momento da paralisação da partida. Se o tiro livre for concedido a uma equipe dentro de sua própria área de meta, este poderá ser executado de qualquer ponto dentro da mesma área de meta onde se encontrava a bola no momento da paralisação da partida.

 

REGRA 04: UNIFORME DOS ATLETAS e COMISSÃO TÉCNICA
4.1 Um jogador não poderá usar nada que possa ser perigoso para outros jogadores;
4.2 O uniforme dos atletas consistirá de camisa de meia manga ou manga comprida, calção curto, meias, chuteira de Futebol Society ou tênis apropriado nos diversos materiais existentes, caneleiras opcionais;
4.3 Caso 2 (duas) equipes estejam com os fardamentos semelhantes, será feito sorteio pelo árbitro da partida para a troca do mesmo ou serão utilizados os jalecos fornecidos pelo Clube. O jaleco deverá ser vestido sobre a camiseta da equipe, não sendo mais permitido que atletas e treinadores fiquem sem camiseta, apenas com o jaleco vestido;
4.4 O árbitro deverá examinar a chuteira de todos os atletas antes de começar o jogo e toda vez que houver uma substituição. Os atletas deverão antes de iniciar os jogos estar certos de que os seus equipamentos estão de acordo com as Regras Oficiais;
4.5 O goleiro usará uniforme de cor diferente dos outros atletas, sendo permitido a este, exclusivamente, a título de proteção, o uso de calça de agasalho, não podendo esta ter zíper;
4.6 Os atletas terão que usar nas costas das respectivas camisas, números de 20cm a 30cm de altura, não sendo permitida a repetição de números na mesma equipe. É também obrigatória a utilização de cores diferentes dos números em relação à camiseta. Os atletas poderão usar qualquer número;
4.7 O árbitro exigirá que o atleta retire qualquer objeto que julgar possa causar danos ao adversário, ou demais atletas. Não sendo obedecido, impedirá a participação do mesmo;
4.8 O atleta deverá estar sempre muito bem uniformizado, preferencialmente, com as camisas para dentro do calção e meias levantadas. O uso da caneleira não é obrigatório, porém recomenda-se usa la como meio de prevenção;
4.9 O capitão da equipe deverá obrigatoriamente ser identificado em súmula.

 

4.10 Uniforme dos oficiais de arbitragem
4.10.1 Os árbitros usarão obrigatoriamente uniformes compostos de: camisa de cor utilizada por esta Federação, meia manga ou manga comprida, shorts, meias e tênis ou chuteira de cor preta;
4.10.2 Quando a cor de camisa de atletas for idêntica à da equipe de árbitros, estes deverão usar camisas de cores diferentes, permanecendo inalteradas as outras peças do uniforme;
4.10.3 Os oficiais de arbitragem usarão distintivos das entidades a que estiverem vinculadas.

 

REGRA 05: TEMPO DE JOGO
5.1 O tempo de duração de uma partida do SETE é de 50 minutos, divididos em dois
períodos de 25 minutos com o último minuto de cada tempo sendo cronometrado.
5.2 O tempo de jogo será controlado pelo cronômetro digital. Portanto, o término do primeiro e do segundo tempo da partida será validado pelo sinal sonoro do cronômetro digital, ficando de responsabilidade do árbitro apenas a confirmação do encerramento da partida. No momento do sinal sonoro, a partida será encerrada, mesmo a bola estando em direção ao gol ou mesmo tendo sido chutada antes do sinal. (Não valerá o gol)
5.3 O tempo de jogo em qualquer dos períodos somente deverá ser prorrogado para a execução de um pênalti ou de um tiro livre (a partir da oitava falta, sem barreira). Em qualquer outro caso, o tempo será encerrado assim que soar o sinal sonoro do cronômetro digital;
5.4 Na prorrogação será cronometrado o último minuto;
5.5 Toda e qualquer paralisação por motivo de contusão, ou outro motivo qualquer, será parado o cronômetro do mesário até (somente por solicitação do árbitro) que o jogo volte ao seu transcurso normal;
5.6 Não será permitido às equipes o pedido de tempo;
5.7 O intervalo entre os dois períodos não poderá ser maior que 3 minutos. Caso uma equipe não obedecer este intervalo de jogo, o árbitro considerará W.O., punindo a equipe infratora;
5.8 Todos os jogos deverão ter obrigatoriamente um intervalo para descanso aos atletas.

 

REGRA 06: INÍCIO DO JOGO
6.1 Para o início de jogo, o árbitro da partida fará um sorteio para a escolha de campo ou o pontapé inicial. O lado favorecido escolherá a saída de bola ou o lado do campo a defender. Com o apito do árbitro, a partida será iniciada por um dos jogadores que chutará a bola em direção ao campo contrário ou ao seu campo de jogo, e a bola deverá estar imóvel no centro do campo. Todos os jogadores deverão estar em seu campo de defesa, e os atletas do quadro contrário ao que estiver dando a saída deverão estar a uma distância maior que 5m da linha da bola. A bola só entrará em jogo após o atleta executor tocá-la em direção ao campo adversário ou ao seu campo de jogo. O jogador que der o pontapé inicial não poderá tocar na bola antes que outro atleta o tenha feito (não valerá gol direto da saída do meio campo);
6.2 Depois de consignado um tento, a partida será recomeçada da mesma forma, por um atleta da equipe que sofreu o gol. Será passível de punição o atleta da equipe que efetuou o gol retardar o reinício do jogo;
6.3 Após o intervalo, para iniciar a partida, as equipes precisarão trocar de lado e a saída será dada por um atleta contrário ao daquele que deu o pontapé inicial da partida;
6.4 Caso não tenha ocorrido a troca de lado, no momento da descoberta do erro, o árbitro interromperá a partida. Troca-se de lado e a partida continua com bola ao chão, no centro do campo;
6.5 Não será validado o tento diretamente, quando das bolas de saída, do início e reinício de jogo, ou após consignar um tento. Punição: Reversão em tiro de meta;
6.6 Por qualquer infração a esta Regra, a saída será repetida, exceto se o jogador que executou o tiro de saída tocar novamente na bola antes do outro atleta. Caso verifique esta infração, um tiro livre será cobrado por um jogador do quadro oposto no lugar onde ocorreu a infração;
6.7 Depois de qualquer paralisação temporária por um motivo não mencionado nesta Regra, desde que a bola não tenha ultrapassado os limites do campo, o árbitro ao reiniciar a partida dará bola ao chão no lugar onde ela se encontrava no momento da paralisação. A bola será considerada em jogo assim que tocar no solo;
6.8 Se, quando da execução de uma bola ao chão, um atleta cometer qualquer ato de indisciplina, deverá ser advertido ou expulso de acordo com a infração por ele cometida, e o árbitro dará novamente a bola ao chão, pois a bola não estava em jogo;
6.9 O pontapé inicial só poderá ser executado por um atleta participante do jogo.

 

REGRA 07: CONDIÇÕES DE JOGO OU NÃO
7.1 A bola estará fora de jogo:
7.1.1 Quando ultrapassar completamente quer pelo alto ou pelo solo, as linhas demarcatórias do campo;
7.1.2 Quando o jogo for interrompido pelo árbitro;
7.2 A bola estará sempre em jogo em todas as outras ocasiões desde o começo até o fim do jogo,
inclusive nos seguintes casos:
7.2.1 Se a bola bater nas traves da goleira ou nas bandeirolas de escanteio;
7.2.2 Se a bola bater no árbitro, este postado dentro do campo de jogo;
7.2.3 Enquanto se espera uma decisão do árbitro, no caso de uma suposta infração às regras do jogo;
7.3 As linhas que são traçadas no campo pertencem às suas superfícies e, como consequência, as linhas laterais e de fundo fazem parte do campo de jogo. Se a bola correr em cima da linha estará em jogo, estando fora apenas quando ultrapassar inteiramente as linhas do campo.

 

REGRA 08: SOMA DE TENTOS
8- A não ser quando das exceções previstas na Regra do Jogo, o tento será marcado quando a bola transpuser inteiramente a linha de fundo entre os postes de meta e a barra transversal, contanto que não tenha sido levada, lançada ou intencionalmente golpeada com a mão ou braço por um jogador do quadro atacante, exceto o caso do goleiro, quando estiver dentro de sua própria área de meta ou de penalidade máxima;
8.2 Se nenhum tento for marcado, ou se as equipes somarem igual número de tentos, a partida será considerada empatada, mas se uma das equipes consignar maior números de tentos será
considerada vencedora da partida;
8.3 Esta regra define o único meio cujo qual um jogo poderá ser considerado ganho ou empatado. Não existem variações para o caso;
8.4 Nenhum tento poderá ser validado, de forma alguma, se qualquer elemento estranho ao jogo impedir que a bola ultrapasse a linha de gol, e se isto ocorrer durante o jogo, exceção feita a cobrança do pênalti, a partida deverá ser interrompida e reiniciada com a bola ao chão, no lugar onde o elemento estranho tocou na bola. Quando da cobrança do pênalti, cobra-se novamente o pênalti. Se a bola ultrapassar a linha de gol, sendo antes tocada ou jogada por elemento estranho ao jogo, não será validado o tento, sendo que o árbitro marcará bola ao chão no local onde o elemento estranho tocou na bola.
8.4.1 Após a participação do elemento estranho, o jogo é considerado paralisado e nada mais terá valor.

 

REGRA 09: INFRAÇÕES
9.1 As transgressões subordinadas a esta Regra, ficam divididas em:
9.1.1 Faltas Técnicas;
9.1.2 Faltas Disciplinares (não contam como faltas coletivas)
9.2 Estará cometendo uma falta o atleta que:
9.2.1 Dar ou tentar dar pontapés no adversário (tiro livre direto para o adversário no local da infração);
9.2.2 Calçar o adversário, isto é, derrubar ou tentar fazê-lo usando as pernas, agachando-se na frente ou por trás dele (tiro livre direto para o adversário no local da infração);
9.2.3 Pular ou atirar-se sobre o adversário (tiro livre direto para o adversário no local da infração);
9.2.4 Trancar adversário por trás a menos que por ele esteja sendo obstruída à jogada (tiro livre direto para o adversário no local da infração);
9.2.5 Trancar adversário de maneira violenta ou perigosa (tiro livre direto para o adversário no local da infração);
9.2.6 Bater ou tentar fazê-lo em adversário (tiro livre direto para o adversário no local da infração);
9.2.7 Segurar um adversário com a mão, ou impedi-lo da ação, com qualquer parte do braço (tiro livre direto para o adversário no local da infração);
9.2.8 Empurrar adversários com auxílio das mãos ou dos braços (tiro livre direto para o adversário no local da infração);
9.2.9 Com exceção do goleiro, estando caído, obstruir a jogada prendendo a bola com os pés ou evitando com o corpo a sua movimentação (tiro livre direto para o adversário no local da infração);
9.2.10 Quando, sem a posse ou domínio da bola, obstruir intencionalmente um adversário, correndo entre o mesmo e a bola, ou interpor o corpo de maneira a formar obstáculo às pretensões do antagonista em relação à jogada (tiro livre direto para o adversário no local da infração);
9.2.11 Levantar os pés para chutar com o calcanhar e, sem premeditar, atingir o adversário próximo a jogada ou ameaçá-lo (tiro livre direto para o adversário no local da infração);
9.2.12 Chutar com a sola dos pés, tendo o adversário próximo a jogada, a “solada” (tiro livre direto para o adversário no local da infração);
9.2.13 Levantar os pés para chutar, na altura do busto, da cabeça ou costas do adversário próximo á jogada (tiro livre direto para o adversário no local da infração);
9.2.14 Tocar na bola o executor de um arremesso lateral, de escanteio ou de goleiro, tiro de meta ou tiro livre direto, antes que outro atleta o faça, sendo a trave considerada neutra (tiro livre direto para o adversário no local da infração, exceto se for dentro de sua própria área de meta);
9.2.15 O goleiro só poderá receber a bola com as mãos de seus companheiros de equipe quando jogada com a cabeça e peito ou de forma involuntária. Não será permitido receber a bola com as mãos de arremessos ou qualquer tipo de infração diretamente em sua área. A jogada com a cabeça não poderá ser forçada (anti jogo). Ex.: Tiro de meta jogado na cabeça de um atleta e o mesmo recua para o goleiro, entre outras (tiro livre direto para o adversário no local onde o atleta faltoso encontrava-se. Se dentro da área, a infração será cobrada na linha da área frontal mais perto de onde ocorreu. E se a infração ocorrer em decorrência de lateral ou tiro de canto, o árbitro ordenará reversão ao adversário);
Caso a bola seja devolvida propositalmente ao goleiro com os pés e o mesmo a pegar com as mãos será marcada falta em dois toques e será marcada falta coletiva na mesa. A falta será cobrada na risca da área mais próxima a infração. Caso o goleiro interfira com as mãos numa recuada de bola com os pés aonde ele estará impossibilitando uma chance clara de gol, o goleiro poderá ser advertido com cartão amarelo ou ate mesmo poderá ser expulso do jogo.
9.2.16 Goleiro após a defesa: toda reposição de bola do goleiro deverá ser feita em no máximo 5 segundos (Lateral a favor do adversário na direção da linha da área);
9.2.17 Incorporar-se ou reincorporar-se à sua equipe depois de começada ou reiniciada a partida sem se apresentar ao árbitro ou dele receber ordem para tanto (advertência ou cartão amarelo);
9.2.18 Infringir persistentemente as regras do jogo (advertência, cartão amarelo ou vermelho);
9.2.19 Ser culpado de conduta indisciplinar (advertência, cartão amarelo ou vermelho);
9.2.20 Demonstrar por palavras ou atos divergências das decisões tomadas pelo árbitro (advertência, cartão amarelo ou vermelho);
9.2.21 Usar de táticas “anti-desportivas” (advertência, cartão amarelo ou vermelho);
9.2.22 Trocar o seu número de camisa sem avisar o mesário e o árbitro (advertência, cartão amarelo ou vermelho);
9.2.23 Discutir com o público, oficiais ou adversários (advertência, cartão amarelo ou vermelho);
9.2.24 Entrar na quadra para ir ministrar instruções aos seus atletas companheiros (advertência ou cartão Amarelo).
9.3 Mão na Bola: quando a arbitragem paralisar a partida em função de toque de mão na bola,
independentemente da marcação da falta técnica, o atleta que cometer a infração poderá ser punido com cartão amarelo;
Caso o goleiro coloque a mão na bola fora da sua área, este deverá ser punido com o cartão vermelho se a situação for de clara chance de gol para o adversário.
9.4 Aplicação do Carrinho: será considerada infração técnica quando o mesmo for com violência. Dependendo da gravidade do carrinho, é passível de cartão amarelo ou vermelho;
9.5 Procedimento nas Substituições e Punições nas Substituições: toda substituição deverá ser feita DENTRO da ZONA DE SUBSTITUIÇÃO E COM A UTILIZAÇÃO DA PLACA DE SUBSTITUIÇÃO. O atleta a ser substituído deverá sair primeiro. Em seguida, entra seu substituto. Toda a substituição feita fora do procedimento acima será punida com cartão disciplinar da seguinte forma: o atleta que sair no local errado será punido com cartão amarelo. O atleta que entrou ou fez de forma errada este é punido com cartão amarelo e imediatamente se refaz a substituição.
9.6 Ficam estabelecidos os seguintes cartões:
9.6.1 Cartão Amarelo: O Atleta que receber o cartão amarelo estará advertido pelo árbitro da partida;
9.6.2 Cartão Vermelho: Atleta é expulso de jogo.
Parágrafo Único: Aos componentes do banco de reservas serão aplicados os seguintes cartões disciplinares: AMARELO para advertência e VERMELHO para expulsão. Todos os cartões deverão constar em súmula. Os atletas punidos com cartões disciplinares deverão deixar o campo de jogo pela ZONA DE SUBSTITUIÇÃO.
9.7 A equipe que cometer 7 (sete) infrações coletivas, técnicas e não disciplinares, por período de jogo, sofrerá, a cada infração posterior no mesmo período, um tiro livre direto em favor da equipe adversária, zerando-se ao final do tempo. As infrações coletivas não serão zeradas na disputa de uma prorrogação, continuando a contagem que se seguia no final do segundo tempo de partida;
9.8 Somente serão anotadas pelo mesário, as faltas técnicas cometidas pelas equipes em seu campo de defesa, e, no campo de ataque, a falta técnica que o atleta recebeu cartão amarelo ou cartão vermelho. A ocorrência de uma falta técnica com a cobrança de 2 (dois) lances também será anotada pelo mesário como falta coletiva. Somando um total de 7 (sete) faltas coletivas, da 8ª (oitava) falta em diante, será cobrado um tiro livre sem barreira a 11m da meta em linha reta ao centro.
9.9 Não será permitido no momento da falta, o atleta ficar na frente do goleiro, atrapalhando a sua visão no momento da cobrança da falta;
9.10 A cobrança da penalidade máxima terá que ser obrigatoriamente para frente e todos os atletas, a não ser o envolvido na cobrança, deverão estar a uma distância mínima de 5m da linha da bola. O goleiro deverá estar com uma parte dos pés em cima da linha do gol, até que seja efetuado o chute. Caso o goleiro saia da posição correta e defenda o chute, cobra-se novamente o pênalti, no mesmo caso, se a bola entrar no gol o tento é valido. Caso haja irregularidade por parte do quadro atacado, e o tiro não tenha resultado em tento, cobra-se novamente o pênalti. Caso haja irregularidade do quadro atacante e tenha resultado em tento, o pênalti será repetido. Nesta cobrança a trave e considerada neutra, portanto o atleta que cobrou a penalidade máxima não pode tocar novamente na bola caso a mesma bata apenas em uma das traves;
9.11 TÉCNICO: O mesmo terá sua ÁREA DE ATUAÇÃO onde o mesmo poderá transmitir instruções aos seus comandados durante o transcorrer do jogo, permanecendo nesta área. Caso não haja a marcação da área acima citada o mesmo só poderá transmitir suas orientações em frente ao banco de reservas.

 

REGRA 10: O TIRO LIVRE
10.1 Tiro Livre é aquele que através do qual poderá ser marcado um tento diretamente;
10.2 Quando um jogador executar um tiro livre dentro de sua própria área de meta e de pênalti, todos os jogadores adversários deverão permanecer fora desta área, além de ficarem pelo menos 5m de distância da bola durante a execução do tiro. A bola estará em jogo imediatamente após ter sido tocada pelo atleta encarregado da cobrança, sendo de obrigatoriedade que saia da área de meta, e valerá tento diretamente.
10.2.1 A bola estará em jogo tão logo seja tocada pelo atleta encarregado da cobrança;
10.3 Se qualquer jogador executar um tiro livre fora de sua área, todos os jogadores adversários deverão encontrar-se a uma distância de pelo menos 5m da bola, até que esta seja tocada pelo executor;
10.4 Se qualquer jogador da equipe adversária penetrar na área de meta, ou se aproximar a menos de 5m da bola antes que o atleta executor toque na bola, o árbitro deverá retardar a execução e fazer cumprir a regra;
10.5 No tiro livre o goleiro deverá estar com uma parte dos pés em cima da linha do gol, até que seja efetuado o chute, não podendo em hipótese alguma se adiantar. Caso isso ocorra o arbitro deverá retardar a execução e fazer cumprir a regra.
10.6 A bola deverá estar imóvel no momento da execução do tiro livre e o jogador que o executar não poderá tocar novamente antes que tenha sido tocada ou jogada por outro atleta;
10.7 Sem prejuízo de quaisquer outras disposições das presentes regras, a respeito do lugar de onde deverá ser executado um tiro livre, qualquer tiro livre concedido à equipe que estiver se defendendo dentro de sua própria área de meta, poderá ser executado de qualquer ponto dentro da área de meta na qual o tiro livre deve ser executado.
Penalidade: Se o jogador encarregado de executar o tiro livre depois de fazê-lo, tocar na bola antes desta ter sido tocada ou jogada por outro atleta, deverá ser marcado um tiro livre a ser cobrado por um jogador da equipe adversária no lugar onde ocorreu a infração, a menos que esta tenha sido cometida na área de meta da equipe adversária. Neste caso, o tiro livre será executado de qualquer ponto da área de meta na qual ocorreu à infração.

 

REGRA 11: ARREMESSO LATERAL
11.1 Quando a bola ultrapassar inteiramente a linha lateral, seja por terra ou pelo alto, ou tenha ido ao encontro das laterais, será posta novamente em jogo, lançando-a para dentro do campo, do lugar onde saiu, em qualquer direção, por um jogador do quadro adversário ao daquele que a tocou por último. O jogador que executar o arremesso, no momento do lançamento, deverá estar de frente para o campo e com os pés fora da linha demarcatória do campo. O arremessador deverá usar ambas as mãos, executando o lançamento de tal forma que a bola venha de trás, passando por cima da cabeça. A bola estará em jogo assim que houver entrado no campo do jogo, mas não poderá ser jogada novamente pelo arremessador, a não ser após ter sido tocada por outro jogador qualquer. De um arremesso lateral, não poderá ser consignado um tento diretamente, mesmo com a participação do goleiro em qualquer circunstância. Neste caso, o árbitro ordenará que seja cobrado tiro de canto, caso o atleta coloque a bola em sua própria meta será ordenado pelo árbitro tiro de canto, desde que
não seja jogada intencionalmente pelo goleiro (ANTI-JOGO);
11.2 O tempo máximo para cobrança de um ARREMESSO LATERAL será de 5 segundos após
autorização do árbitro;
11.3 Os jogadores do quadro oposto ao daquele que executar o arremesso não poderão aproximar-se a menos de 5m da bola, até que esta esteja em jogo, isto é, ter sido arremessada pelo atleta encarregado da execução.
Penalidade: Reversão em favor do adversário.
Punição: Se a bola for arremessada de forma irregular, caberá a um jogador da equipe contrária a execução de um novo arremesso. Se o jogador que executar o arremesso tocar na bola pela segunda vez antes que esta seja tocada por outro jogador, será concedido um tiro livre a favor do quadro adversário do local onde ocorreu a infração, a menos que a falta seja cometida por um jogador na área de meta da equipe adversária. Neste caso, o tiro livre será executado de qualquer ponto de dentro da área onde ocorreu a falta.

 

REGRA 12: TIRO DE META
12.1 Quando a bola atravessar inteiramente, por terra ou pelo alto, a linha de fundo, com exceção da parte compreendida entre as balizas da meta, após ter sido jogada pela última vez por um jogador da equipe atacante, será concedido um "tiro de meta" a equipe atacada;
12.2 O tiro de meta deverá ser cobrado pelo goleiro com as mãos obrigatoriamente. Para a bola entrar em jogo é necessário que saia da área de meta. O goleiro não poderá tocar novamente na bola sem que outro atleta o tenha feito. Não poderá ser marcado tento diretamente. Os jogadores da equipe adversária deverão obedecer a distância mínima de 5 metros da bola até o momento em que o tiro de meta seja executado. As punições para irregularidades já estão previstas no capítulo das infrações.
Parágrafo Único: O tempo máximo para cobrança de TIRO DE META será de 5 segundos, após autorização do árbitro.
Penalidade: Arremesso lateral a favor do adversário na direção da linha da área.
12.3 O espaço delimitado para a cobrança do tiro de meta é área de meta.

 

REGRA 13: TIRO DE CANTO
13.1 Quando a bola, após haver sido tocada por último por um jogador da equipe que defender, tiver ultrapassado inteiramente a linha de fundo seja por terra ou pelo alto, menos na parte compreendida entre as balizas da meta, um tiro de canto será concedido, a ser cobrado por um jogador da equipe que estiver atacando. O atleta que executar o tiro de canto no momento terá que fazê-lo com os pés;
13.2 Os jogadores do quadro oposto ao daquele que executar o arremesso não poderão aproximar-se a menos de 5m da bola até que esta esteja em jogo, isto é, ter sido arremessada pelo atleta encarregado da execução;
13.3 O jogador que tiver executando arremesso, não poderá tocar novamente na bola enquanto a mesma não for tocada ou jogada por outro jogador.
Punição: Se o jogador que executa a cobrança, tocar a bola pela segunda vez antes que ela seja jogada ou tocada por outro atleta, o árbitro concederá à equipe contrária um tiro livre, que será executado no local em que a infração foi cometida, a menos que a falta tenha sido cometida por um jogador na área de meta da equipe adversária. Neste caso, o tiro livre será executado de qualquer ponto dentro da área de meta em que se deu a infração.
13.4 Havendo qualquer outra infração, o arremesso será repetido;
13.5 O tempo máximo para cobrança de um TIRO DE CANTO será de 5 segundos após a autorização do árbitro.
Penalidade: Tiro de meta a favor da equipe adversária.

 

RECOMENDAÇÕES A EQUIPE DE ARBITRAGEM
1ª A Lei da vantagem, a mais importante do jogo, o árbitro tem por obrigação fazer cumpri-la, dando oportunidade para que nunca seja beneficiado o infrator, porém, não aproveitada a vantagem, o árbitro não deve marcar a infração. Os cartões disciplinares aplicados após esta determinação deverão obrigatoriamente ser anotados em súmula;
2ª Observem bem o campo de jogo antes do início da partida. Verifiquem se está tudo em ordem, as condições de marcações do campo, os postes das metas, examinem as redes, verifiquem se estão firmes e se as aberturas não permitem a passagem da bola;
3ª Antes do início de cada partida examinem as bolas, verifiquem se estão em condições de jogo. Escolhida a bola de jogo, coloque a outra junto ao oficial de mesa;
4ª Observem antes do jogo, quais os jogadores que serão os goleiros, se não forem informados de substituições, não permitam que outro jogador tenha os privilégios dos goleiros. Nunca iniciem uma partida com menos de 6 (seis) atletas, e nem prossigam as mesmas se uma ou as duas equipes ficarem reduzidas a 6 (seis) atletas, seja qual for o motivo;
5ª Examinem os calçados dos atletas antes do início do jogo, durante ou no intervalo, sempre que achar isto necessário, e ainda assim se tiverem motivos, examinem o calçado ou qualquer outra parte do equipamento. Havendo irregularidades, exijam imediatamente o cumprimento das determinações. Se não for obedecido, ordene sua saída, até sua regularização. Esta determinação também será feita se os atletas tiverem usando peças que possam causar danos aos demais atletas tais como anéis, pulseiras, piercing ou qualquer tipo de gesso;
6ª Exija que todos os atletas que irão participar do jogo sejam registrados em súmula, pois só assim terão condições de participar da partida;
7ª Caso haja algum acidente no transcorrer da partida, não permita que o jogador seja atendido dentro do campo. Providencie a remoção do atleta lesionado para fora e continue o jogo;
8ª Solicite ao mesário para anotar quem deu saída no primeiro tempo no sentido de se evitar confusão na etapa complementar. Exija que todos os jogadores estejam em seu campo de jogo quando da saída de bola e só permitam a invasão quando o atleta encarregado do pontapé inicial tocar na bola. Use sempre cronômetro para marcar os tempos de jogo e de descanso dos atletas, nunca deem ouvido a reclamações dos atletas, continuem atuando com serenidade e, quando determinar uma marcação, não modifiquem a decisão;
9ª Lembre-se sempre o objetivo do jogo é a marcação dos tentos, portanto estudem bem a regra que o determina, pois um jogo poderá ser decidido através de um tento acidental. Tenham sempre em mente que o tento só será valido quando ultrapassar inteiramente a linha de gol entre os postes e sob o travessão;
10ª Observem bem o dispositivo das regras que não é puramente punir, mas sim impedir o retardamento indevido da partida, na obtenção de vantagens desleais, que devem ser coibidas;
11ª A partir da 8ª (oitava) infração, inclusive, por período de jogo, a equipe infratora sofrerá UM TIRO LIVRE DIRETO, naturalmente a bola esteja em jogo, atentem para o detalhe de que a infração poderá ocorrer dentro da área de meta do quadro de defesa, isto é, o defensor comete a infração e sua equipe sofre a penalidade máxima. Se a falta for cometida no ataque com cartão amarelo ou vermelho será cobrado UM TIRO LIVRE DIRETO;
12ª Lembre-se que todas as infrações cometidas dentro da área de meta do quadro que defende e cometidas pelos seus jogadores, originam penalidade máxima, portanto a aplicação das infrações é de capital importância. Antes de darem o sinal para a cobrança da penalidade máxima, verifiquem a posição dos atletas, 5m atrás da linha da bola e se a mesma encontra-se em posição correta.
Observem que se na cobrança da penalidade máxima, a bola bater na trave, o atleta que a executou não poderá tocar na bola novamente antes de ter sido jogada por outro jogador.

 

Penalidade máxima
a) Na cobrança, o goleiro deverá estar com uma parte dos pés, obrigatoriamente em cima da linha de gol, só podendo movimentar-se após o adversário ter desferido o chute. Caso haja irregularidade por parte da equipe que defende e a mesma não tenha resultado em gol, a cobrança será repetida, mas se houver irregularidade por parte da equipe beneficiada com a penalidade, mesmo tendo resultado em gol a mesma será repetida, e caso não tenha resultado em gol a jogada prossegue normalmente;
b) Na cobrança da penalidade máxima os atletas não envolvidos, deverão estar a uma distância mínima de 5m da linha da bola;
c) Caso uma partida for decidida nos pênaltis, poderão cobrar as penalidades todos os atletas que terminarem a partida em campo. Caso alguma equipe esteja com numero reduzido de atletas haverá o equilíbrio de numero entre as equipes;
13ª Somente o goleiro poderá cobrar o tiro de meta, e obrigatoriamente com as mãos, e para a bola entrar em jogo há obrigatoriedade de a mesma sair da área;
14ª Verifiquem se o jogador, ao cobrar o arremesso lateral, estará de frente para o campo e com os pés fora da linha demarcatória do campo. No arremesso lateral, o atleta poderá arremessar a bola para qualquer direção do campo. Se introduzida diretamente no gol adversário, não valerá o tento, se introduzida em seu próprio gol será escanteio, devem ser usadas as duas mãos;
15ª Quando da cobrança do escanteio, observe se o atleta está colocado no encontro da linha de fundo com a linha lateral, e se no momento da execução todos os jogadores adversários encontram-se a pelo menos 5m de distância da bola;
16ª O goleiro só poderá participar de jogadas fora da área de meta com os pés, no exato momento em que participar de jogadas fora da área de meta, sofrerá as mesmas sanções que os demais atletas;
17ª Não permita a participação de atleta sangrando, ordene sua retirada e o mesmo só poderá retornar após os devidos atendimentos e com a sua autorização;
18ª Não permitam que os treinadores aproximem-se da ZONA DE SUBSTITUIÇÃO, quando ministrarem instruções à suas equipes com o jogo em andamento;
19ª Exija dos treinadores o fiel comprimento das recomendações a eles determinadas na regras do jogo, pois a desobediência lhe acarretará punições disciplinares;
20ª Observem sempre que as prorrogações, determinadas pelos regulamentos e que são continuação do jogo, portanto continuam valendo as somatórias de infrações coletivas, assim como todos os cartões disciplinares;
21ª Na prorrogação, será cronometrado apenas o último minuto de prorrogação;
22ª A contagem dos 5 segundos pelos oficias de arbitragem deverá ser feita com as mãos acima da cabeça;
23ª Quando do W.O., não há obrigatoriedade da simbólica saída de bola, basta avisar ao capitão da equipe presente;
24ª Quando da execução da “bola ao chão”, dentro da área, este poderá ser executado em qualquer local desta área;
25ª Estudem bem a aplicação dos cartões, pois os mesmos acarretarão sempre anotações individuais, e, dependendo do que determinam as regras, também coletivas;
26ª Quando das ocorrências, toda equipe de arbitragem, incluindo o mesário, deverá apresentar relatório;
27ª Não permitir que fiquem no campo de jogo, pessoas não registradas em súmula ou membros da Comissão Técnica;
28ª O tempo para restabelecimento do jogo, devido à intempérie do tempo, e outras paralisações será de 30 minutos;
29ª O técnico de cada equipe poderá ministrar instruções aos seus atletas somente dentro da área de atuação do técnico;
30ª Na penalidade máxima, é permitido ao atleta executante correr ou tomar impulso para efetuá-la;
31ª O goleiro não pode dar balão. Caso isto ocorra, o árbitro marcará lateral no meio de campo para a equipe adversária;
32ª Fazendo falta por trás, quando a jogada estiver com a “clara” intenção de gol, aplica-se o cartão vermelho;
33ª O goleiro, interceptando a bola com as mãos fora da sua área de meta, e mudando a trajetória da bola onde estava a “clara” intenção de gol, aplica-se o cartão vermelho;
34ª Todos os jogos têm o horário de inicio marcado pelo Setor de Esportes (conforme carnê) com tolerância de 15 minutos somente para o 1º jogo;
35ª Não haverá impedimento;
36ª Somente em 2 casos haverá cobrança em dois toques:
a) Quando a bola for atrasada para o goleiro intencionalmente com os pés durante o jogo normal e este pega a bola com as mãos;
b) Quando de uma cobrança de lateral feita por um atleta da mesma equipe e goleiro pegar a bola com as mãos;
37ª A falta feita quando a bola for recuada para o goleiro intencionalmente, será anotada nas faltas coletivas da equipe. Será marcada falta em dois toques e será marcada falta coletiva na mesa. A falta será cobrada na risca da área mais próxima a infração.

 

DEVERES DOS ÁRBITROS
1º Aplicar as regras e decidir quaisquer divergências oriundas da prática do futebol. Suas decisões, em matéria de fato, serão finais, desde que se relacionem com o resultado da partida. Suas funções começarão no momento de sua entrada no campo onde realiza a partida e terminarão com a entrega do seu relatório à entidade a que estiver vinculado;
2º No momento em que der o sinal para o início da partida, o seu poder de penalização é extensivo às faltas cometidas mesmo quando o jogo estiver parado e a bola fora de jogo. Deve evitar punir quando a aplicação de penalidade for vantajosa para o quadro infrator;
3º Anotar todas as ocorrências da partida em seu relatório e fazer a entrega do mesmo a quem de direito estiver destinado a recebê-lo;
4º Interromper o jogo em virtude de qualquer infração das regras, suspender ou terminar a partida por motivo de más condições climáticas, interferência de espectadores ou de qualquer outra causa que imponha tal medida sempre que seu critério assim julgar conveniente. Neste caso, deverá relatar o ocorrido com precisão observando o prazo estipulado pela entidade sob cuja jurisdição a partida estiver sendo disputada;
5º Advertir qualquer atleta culpado de procedimento irregular ou de atitude incorreta;
6º Não permitir a entrada no campo, sem sua ordem, de qualquer pessoa, além dos atletas e o
treinador. Entende-se por treinador a pessoa registrada como tal na súmula de jogo, que esteja
uniformizado de forma diferente dos atletas e esteja identificado como treinador;
7º Expulsar definitivamente da partida, sem prévia advertência, o atleta culpado de conduta violenta e intencional à integridade física de seu antagonista;
8º Expulsar igualmente, sem prévia advertência, o atleta, treinador, ou quaisquer outras pessoas intervenientes da partida, investidas das funções de direção ou mando, por atitudes atentatórias a moral ou por conduta anti-desportiva;
9º Dar sinal para recomeçar o jogo depois de todas as interrupções;
10º Quando marcar uma falta, deve designar a infração ordenando ao apontador o respectivo registro.
11º Ter aferida a distância de 5m em passos, pois somente ao árbitro cabe autoridade para estabelecer a distância regulamentar;
12º Não concordar com propostas para alterar as regras oficiais;
13º Inspecionar e aprovar ou não o aparelhamento da partida, equipamento dos atletas, inclusive as condições do campo de jogo, antes ou nos intervalos das partidas, ou quando neste sentido for solicitado por quem de direito;
14º No caso do apito falhar ou não ser ouvido em determinadas fases do jogo, deverá usar de quaisquer meios disponíveis para interromper a partida ou fazê-la prosseguir;
15º Decidir se a bola escolhida para a partida corresponde às exigências oficiais;
16º Parar o jogo se, na opinião, um atleta estiver seriamente acidentado, fazendo com que ao mesmo, de imediato sejam prestados os socorros necessários, mas não permitam o atendimento ao atleta acidentado dentro do campo, ordenem sua pronta condução a linha lateral ou de fundo, para que seja feito o socorro;
17º Se um atleta estiver levemente machucado, a partida não será interrompida até que a bola deixe de estar em jogo.

 

 

Rudimar Golin

Cleto Ferrari

Gabriel Bortolli

Gabriel Ariotti

Diretor de Minifutebol

Diretor de Minifutebol

Diretor de Minifutebol

Diretor de Minifutebol

 

Luis Felipe Worm

Elton José Fischer

Nilson Giovanella

Coordenador Esportivo

Vice Esportivo

Presidente do SETE

 

Lajeado, 11 de março de 2024.

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