Os Diretores do Departamento de Minifutebol, no uso de suas atribuições, instituem o presente REGULAMENTO, que estabelecerá as diretrizes para realização e participação na COPA SETE /C2B IMÓVEIS DE MINIFUTEBOL 2025, que se regerá pelas disposições seguintes:
1 - DA DENOMINAÇÃO, ÍNICIO E PARTICIPAÇÃO NA COMPETIÇÃO:
1.1. A Copa iniciará dia 05 de abril de 2025;
1.2. Os jogos serão realizados ordinariamente aos sábados à tarde e em alguns feriados previamente acordados com as equipes participantes em reunião específica.
1.3. As rodadas eventualmente não realizadas, serão disputadas na primeira semana subsequente. Havendo a necessidade, algumas rodadas poderão ser realizadas no período noturno durante a semana.
1.4 O Departamento de Esportes do Clube tem plenos poderes para alterar horário e/ou data dos jogos semifinais e finais, caso necessário, sempre com no mínimo 48 horas de antecedência em relação à rodada já marcada no carnê de jogos.
1.5 Rodada cancelada será realizada na sequência, prorrogando automaticamente as demais rodadas, observando-se a ordem das rodadas, exceto no que diz respeito às rodadas que recaiam em feriados, as quais poderão ser remanejadas para outras datas de acordo com a disponibilidade e necessidade.
2 - DAS INSCRIÇÕES
2.1. Somente será considerada inscrita no Campeonato a equipe que entregar a ficha de inscrição da digitalizada e corretamente preenchida até o dia 12 de março de 2025, conforme o artigo 3º do Regimento do Departamento de futebol.
2.2. As inscrições ou alterações de atletas/treinadores serão permitidas até o dia 30 de junho de 2025, não sendo mais necessário jogar pelo menos uma partida de primeira fase, devendo, contudo, ser observadas as disposições contidas nos artigos 2.4. e 2.1 deste regulamento.
2.3. Cada equipe poderá inscrever no mínimo 14 (quatorze) e no máximo 20 (vinte) atletas, além de 3 (três) treinadores, sendo que no banco de reservas, poderão permanecer apenas duas pessoas durante as partidas. Será permitido que a mesma pessoa possua cargo técnico em uma equipe e estar inscrita em outra como atleta, porém em caso de suspensão, esta terá que cumprir em ambas as equipes, podendo inclusive ter que cumprir na mesma rodada. Não será permitido uma mesma pessoa ter cargo técnico em mais de uma equipe da mesma divisão.
2.4. As inscrições e/ou alterações de atletas e treinadores, ou ainda de massagista, deverão ser feitas junto ao Departamento de Esportes do Clube, até às 11horas do dia imediatamente anterior à rodada na qual se pretenda e possa atuar o associado. Os pedidos também poderão ser encaminhados ao e-mail esportes@setelajeado.com.br .
2.5. Somente poderão participar do Campeonato atletas com mais de 14 anos ou que completarem 14 anos no ano da realização do Campeonato (nascidos até 2011).
2.6. Fica proibida a inscrição de representante para mais de uma equipe.
2.7. Caso algum atleta tenha lesão, comprovada por atestado médico e avalizada pelo departamento de esportes do SETE, poderá ser realizada a substituição do atleta, desde que respeite o prazo de inscrição, além das disposições do art. 2.2. deste regulamento.
2.8 As equipes que subiram da 2ª para a 1ª divisão ao término da competição de 2024, bem como as que já estavam na 1ª divisão em 2024, deverão confirmar sua participação para o campeonato de 2025 até o dia 28/02/2025. Além disso, deverão manter no mínimo 7 jogadores que atuaram na equipe em 2024. A confirmação se dará através do envio da ficha de inscrição para o e-mail esportes@setelajeado.com.br. Referida ficha está disponível no site do Clube.
Havendo desistência de alguma dessas equipes após o dia 28/02/2025, as demais equipes poderão utilizar no máximo 3 atletas da equipe desistente.
2.9 O pagamento das mensalidades deverá ser efetuado até 1 (um) dia anterior às rodadas. No dia da rodada não poderá ser quitada a mensalidade eventualmente vencida, sob pena de punição nos termos do artigo 58 do regulamento e do regimento interno do Minifutebol.
A mensalidade vencerá sempre no dia 15 de cada mês. Quando o dia 15 recair em quinta, sexta ou sábado, o referido mês não contará para a rodada da mesma semana, mas tão somente para a rodada subsequente em função da confirmação dos débitos em conta.
3 - DA TAXA DE INSCRIÇÃO:
3.1. R$ 2.500,00 por equipe. O valor poderá ser parcelado em até cinco vezes com vencimentos para 05/05, 05/06, 05/07, 05/08 e 05/09.
O pagamento da taxa de inscrição deverá ser efetuado na secretaria do Clube ou pelo pix CNPJ 87300703000113.
A equipe que não efetuar o pagamento até a data limite será eliminada da competição do corrente ano e seus atletas inscritos ficarão suspensos por 10 (dez) jogos da Copa Sete de Minifutebol 2026.
4.1 – 1ª FASE
Todas as 20 equipes jogarão 12 partidas aleatórias (sem divisão), sorteadas em reunião e já postadas no carnê de jogos. As partidas ocorrerão em ambos os campos, sendo jogadas em 8 no campo 1 e em 7 no campo 2.
As 12 melhores equipes ao término da primeira fase, formarão o grupo da primeira divisão.
As outras 8 equipes classificadas de 13º a 20º formarão o grupo da segunda divisão.
4.2 - 2ª FASE GRUPO DA PRIMEIRA DIVISÃO
As 12 equipes se enfrentarão em turno único, onde as 8 melhores se classificarão para as quartas de finais.
Nas quartas de finais o 1x8; 2x7; 3x6 e 4x5. Jogos únicos, e em caso de empate, prorrogação de um tempo de 10 minutos. Persistindo o empate a equipe melhor classificada na segunda fase, será declarada vencedora. Os vencedores destes confrontos disputarão as semifinais da série ouro, enquanto os perdedores disputarão as semifinais da série prata.
As equipes de 9º à 12º se enfrentarão em semifinais 9x12 e 10x11. Jogos únicos e em caso de empate prorrogação de um tempo de 10 minutos. Persistindo o empate a equipe melhor classificada na segunda fase, vence a partida. Os vencedores disputarão as finais da série bronze
4.3 - 2ª FASE GRUPO DA SEGUNDA DIVISÃO
As 8 equipes se enfrentarão em turno e returno, onde as 8 avançam para as quartas de finais.
Nas quartas de finais o 1x8; 2x7; 3x6 e 4x5. Jogos únicos e em caso de empate prorrogação de um tempo de 10 minutos. Persistindo o empate a equipe melhor classificada na segunda fase, vence a partida.
Os vencedores destes confrontos disputarão as semifinais da série chumbo e os perdedores as semifinais da série latão.
4.4 – SEMIFINAIS E FINAIS DE AMBAS DIVISÕES E SÉRIES
Jogos únicos. Em caso de empate prorrogação de um tempo de 10 minutos. Persistindo o empate a equipe melhor classificada na segunda fase, vence a partida.
5 – DOS CRITÉRIOS PARA DESEMPATE (1ª FASE):
CRITÉRIO DE CLASSIFICAÇÃO: Pontos Ganhos na fase
CRITÉRIOS PARA DESEMPATE
5.1. NV - Número de Vitórias
5.2. CD - Confronto Direto entre duas equipes
5.3 SA – Saldo de Gols
5.4 DISC – Disciplina
5.5 GF – Gols Feitos
5.6 GS – Gols Sofridos
5.7 S – Sorteio.
6 - DOS CRITÉRIOS PARA DESEMPATE (2ª FASE):
CRITÉRIO DE CLASSIFICAÇÃO: Pontos Ganhos na fase
CRITÉRIOS PARA DESEMPATE EM CASO DE MESMO NÚMERO DE PONTOS NA FASE
6.1. PGT – Pontos ganhos no somatório das duas fases
6.2 NVT –Número de Vitórias Totais das duas fases
6.3. CD - Confronto Direto na fase. Somente entre duas equipes e na fase atual
6.4. SA – Saldo de gols no somatório das duas fases
6.5 DISC –Disciplina no somatório das duas fases
6.6 GFT – Gols Feitos no somatório das duas fases
6.7 GST – Gols Sofridos no somatório das duas fases
6.8 S – Sorteio.
7– DOS CARTÕES:
Serão adotados os cartões amarelo (20 pontos) e vermelho (40 pontos). Além de 10 pontos por item de uniforme incompleto ou de cor diferente dos demais.
A cada três cartões amarelos o atleta ficará suspenso por uma partida.
A punição decorrente da aplicação do cartão vermelho será aplicada de acordo com o código de justiça desportiva do Clube.
Os cartões serão zerados em dois momentos: (i)término da primeira e (ii) término da segunda fase. Após o término da segunda fase, os cartões não serão mais zerados.
Atletas punidos na competição realizada em 2024, e que não tenham cumprido integralmente a punição, deverão cumpri-la na Copa SETE 2025, desde que estejam inscritos em alguma equipe para disputar a competição.
As punições por expulsão valerão para a COPA SETE 2025 E PARA A TAÇA SETE 91 ANOS.
8– DAS INFORMAÇÕES GERAIS:
8.1. Enquanto uma equipe estiver participando do campeonato, a mesma não poderá modificar o seu nome.
8.2. Durante a realização dos jogos somente será permitido o ingresso e a permanência na área além do, alambrado, para as seguintes pessoas: atletas devidamente uniformizados, treinadores das equipes, arbitragem, representantes do Clube Esportivo Sete de Setembro e gandulas.
8.3. O associado que estiver com sua situação financeira perante o Clube irregular, terá na súmula de jogo, no campo da assinatura, escrita a palavra “art. 58”, que alerta sobre a falta de pagamento de Mensalidade, NP, ou outro débito relacionado ao clube. O associado poderá participar do jogo se comprovar sua regularidade na Secretaria do SETE, até 48 (quarenta e oito) horas após o jogo.
O atleta ou treinador que assinar a súmula de jogo estando com sua situação irregular por qualquer motivo (em caso de débitos, após for verificado pelo Setor de Esporte e Lazer que este não se regularizou dentro do prazo, ou mesmo suspensão que deveria cumprir) será punido com 10 (DEZ) jogos de suspensão e sua equipe será punida com a perda de 9 (nove) pontos, anulando-se ainda os eventuais pontos conquistados na partida onde ocorreu a infração e ainda, revertendo em favor do adversário, podendo sua equipe ficar com pontos negativos. O mesmo valendo para atletas ou treinadores que infringirem o artigo 58 (cinquenta e oito) do Código de Justiça Desportiva;
8.4. Caso 2 (duas) equipes tenham fardamentos semelhantes, será feito sorteio pelo árbitro da partida para a troca do mesmo ou o uso de jaleco fornecido pelo Clube.
8.5. O TÉRMINO DA PARTIDA SERÁ ATRAVÉS DO SINAL SONORO DO PLACAR ELETRÔNICO OU APITO DO APONTADOR. NO MOMENTO EM QUE O SINAL SOAR, MESMO A BOLA ESTANDO EM DIREÇÃO AO GOL ESTE NÃO SERÁ VALIDADO.
9 – DO HORÁRIO E TEMPO DOS JOGOS:
9.1. Os jogos terão seus horários registrados no carnê, sendo que somente a primeira partida terá 15 minutos de tolerância para o seu início. Caso a equipe não esteja no campo de jogo, devidamente fardada, será considerado WO, não cabendo às equipes a concordância de realização da partida.
As demais partidas terão sua hora marcada no carnê de jogos, com tolerância máxima de 5 minutos.
A equipe que não estiver com o número suficientes de atletas no horário da partida será sumariamente eliminada por WO.
9.2. As partidas serão disputas em dois tempos de 25 minutos cada, com o último minuto de cada etapa cronometrado. O tempo de intervalo será de 3 minutos.
9.3 O cancelamento da rodada por questões de mau tempo será informado até 30minutos antes do horário previsto para o início do primeiro jogo da rodada. Após este horário a rodada só será cancelada se o árbitro da partida entender que o campo está sem condições de jogo.
9.4 Caso uma equipe abandone a partida em andamento por insuficiência de atletas, “cai-cai”, ou por abandonar a cancha de jogo, será considerado W.O. e a punição será a mesma do W.O.; O “cai-cai” será averiguado pelo árbitro da partida. Caso não seja constatado o “cai-cai” a equipe apenas perderá a partida.
10 - DO W.O.:
10.1 O W.O. É caracterizado quando uma equipe não tem o número mínimo de atletas para iniciar a partida, ou seja, 06 (seis) atletas no campo 1 e 5(cinco) no campo 2 e excede o tempo limite para início de jogo ou quando uma equipe tem o número mínimo de atletas para iniciar a partida, porém não entra em campo antes de terminar a tolerância de tempo.
Caso isso ocorra, a equipe será eliminada da competição. O resultado da partida será de 3 a 0 para o adversário. Resultados posteriores também serão de 3 a 0 para os adversários e os resultados anteriores ao W.O. Serão mantidos.
10.2. Os atletas que assinaram a súmula do W.O. poderão jogar a competição seguinte, estando somente impedidos de participar do campeonato corrente. Os atletas que não assinaram a súmula do W.O. Ficam suspensos por (cinco) partidas da próxima Copa SETE. (a não ser que não tenham assinado nenhuma súmula anterior).
11– DA PREMIAÇÃO:
11.1 Serão premiados:
11.2 1ª e 2ª colocados de cada divisão e série;
11.3 Campeão de Disciplina Geral entre todas divisões e séries. Será a equipe com melhor menor número de pontos de disciplina e melhor classificação entre todas as 20.
11.4 Equipe Menos Vazada na primeira e na segunda divisão; (em caso de empate a equipe de melhor campanha será a premiada);
11.5 Goleador na primeira e na segunda divisão (em caso de empate a equipe de melhor campanha será a premiada);
11.6 Destaque da final de cada divisão e série
11.8 Seleção do Campeonato – Primeira e Segunda divisão
11.8.1 Melhor goleiro;
11.8.2 Melhor zagueiro;
11.8.3 Melhor ala direito;
11.8.4 Melhor ala esquerdo;
11.8.5 Melhor volante;
11.8.6 Melhor meia direito;
11.8.7 Melhor meia esquerdo;
11.8.8 Melhor frente
11.8.9 Melhor treinador
12 - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
12.1. Os casos omissos serão julgados pela Diretoria do Sete.
12.2. O presente Regulamento complementa as disposições do Regimento, Regras do Minifutebol, Código de Justiça do SETE e o Estatuto Social.
12.3. Para as rodadas de semifinais e finais, caso seja necessário, o Departamento de futebol do SETE baixará instruções específicas no que concerne a entrega de troféus e medalhas.
12.4. O Departamento de futebol do SETE expedirá normas complementares e instruções que se fizerem necessária.
12.5 As equipes poderão alterar o nome de sua equipe para 2025 se mantiverem, no mínimo 7(sete) atletas da ficha de 2024.
12.6 Os casos omissos serão decididos e/ou julgados pelo Departamento de Minifutebol e/ou pela Junta Disciplinar.
12.7 Para o ano de 2026, todas as 12 equipes classificadas no grupo da primeira divisão, deverão manter pelo menos 7 atletas de 2025. Caso uma destas 12 equipes não participe da COPA SETE DE 2026, as demais equipes, poderão utilizar no máximo 3 atletas da equipe desistente;
12.8 Para este ano de 2025, cada equipe deverá apresentar um nome dentro de seus inscritos para fazer parte da junta disciplinar desportiva. Quando houver a necessidade de julgamento de expulsão, faremos um sorteio, onde 9 pessoas farão parte deste julgamento, além dos membros do departamento de esportes do Clube e coordenação de esportes. Caso o representante da equipe não compareça a reunião a qual for designado, sua equipe perderá 50 pontos na disciplina.
Rudimar Golin |
Gabriel Bortolli | Gabriel Ariotti |
Diretor de Minifutebol |
Diretor de Minifutebol | Diretor de Minifutebol |
Carlos Giasson |
Elton José Fischer |
Luis Felipe Worm |
Diretor de Minifutebol |
Diretor de Esportes |
Coordenador de Esportes |
Nilson Giovanella |
Lajeado, 11 de março de 2025.